Parceiros

interreg

A Forestis - Associação Florestal de Portugal, é uma federação florestal de âmbito nacional, sem fins lucrativos e de utilidade pública fundada em 1992, com o intuito de apoiar ativamente a gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária.
Em resultado da sua atividade em 2001 foi reconhecida como equiparada a Organização Não Governamental do Ambiente.
Atualmente conta com 32 Organizações Proprietários Florestais associadas, com âmbito de atuação sub-regional, que representam e apoiam tecnicamente mais de 17.500 proprietários florestais.

A Associação Florestal do Baixo Vouga é uma associação privada de proprietários e produtores florestais, sem fins lucrativos, que surge da necessidade de unir os proprietários florestais em prol de um aproveitamento sustentado da Floresta.
Compreende os desafios da produção florestal e a importância da produção de pinheiro e eucalipto, que pela sua representatividade na região, visando: produzir com mais qualidade e quantidade, em processos mais eficientes e acordo com critérios da Gestão Florestal Sustentável; valorizar produtos e sub-produtos (lenhosos e não lenhosos) e as externalidades positivas; reduzir o risco de incêndio.

O CENSE – Center for Environmental and Sustainability Research, promove pesquisas interdisciplinares em ciências ambientais e engenharia, com foco na interação entre sistemas humanos e ecológicos, para promover o desenvolvimento sustentável.
A investigação do CENSE desdobra-se em cinco áreas temáticas: Economia Ecológica e Gestão Ambiental, Energia e Clima, Computação para a Sustentabilidade, Bio recursos e Tecnologias Verdes, e Saneamento da Água Sustentável, Recuperação de Resíduos e Recursos.

O Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet (CFE-UC) é uma unidade I&D alojada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra que tem como objetivo de estudar os mecanismos responsáveis pela manutenção da biodiversidade e pela composição, estrutura e funcionamento das comunidades biológicas e ecossistemas.
O CFE apresenta um forte compromisso com a transferência de conhecimento, com ênfase na sustentabilidade dos territórios e bem-estar das comunidades locais. Tendo a ecologia na sua matriz científica, produz conhecimento nas áreas das alterações globais, da gestão dos recursos hídricos e dos bens alimentares, da proteção dos oceanos, da biodiversidade, dos serviços dos ecossistemas, entre outras, e assumirá um maior compromisso pelo desenvolvimento sustentável.

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) é uma das faculdades da Universidade de Lisboa. A sua principal missão é o Ensino Superior, a Pesquisa & Desenvolvimento e a Transferência de Tecnologia nos domínios das Ciências Agronómicas e Engenharias Zootécnica, Florestal, Alimentar, Ambiente, Arquitetura Paisagista e da Biologia.
O ISA acolhe três centros de investigação científica:
Centro de Estudos Florestais (CEF): unidade de investigação dedicada à investigação integrada de florestas, ecossistemas e de produtos florestais e serviços baseados na floresta.
Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem: promove investigação sobre toda a cadeia Agro-Alimentar, combinando de forma equilibrada ciências básicas e aplicadas, visando a conservação dos recursos naturais e o aumento da produção e da qualidade dos alimentos.
Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves" (CEABN): centro de investigação integrado no ISA, cuja missão é fomentar a pesquisa científica em ecologia aplicada aos ecossistemas florestais e agrícolas, contribuindo para uma gestão e uso do solo sustentáveis.

O RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel é um centro de investigação privado, sem fins lucrativos, reconhecido como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e como Centro de Interface - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, pertencentente ao universo empresarial da The Navigator Company.

A sua atividade pretende otimizar, numa ótica de custo/benefício, as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial nacional, garantindo a sua sustentabilidade, e é desenvolvida visando a produção e transformação de conhecimento em produtos, tecnologia e serviços nos domínios da floresta, pasta, papel e biorrefinarias de base florestal.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF, I. P.) é um instituto público, que tem como missão propor, acompanhar e assegurar a execução das políticas de conservação da natureza e das florestas, visando a conservação, utilização sustentável, valorização, fruição e reconhecimento público do património natural. Promove, ainda, o desenvolvimento sustentável dos espaços florestais e dos recursos associados.

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) é o Laboratório do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária.
Tem por missão a concretização da política científica, realização de investigação de suporte a políticas públicas, defesa dos interesses nacionais e prossecução e aprofundamento de políticas comuns da União Europeia.
Adicionalmente, o INIAV presta serviços laboratoriais e apoio técnico e científico a agricultores e indústria, tendo os Laboratórios de Referência Nacionais em Saúde Animal, Sanidade Vegetal e Segurança dos Alimentos e Alimentos para Animais.

A CELPA - Associação da Indústria Papeleira tem como finalidade assegurar junto de entidades e organismos, nacionais e internacionais, públicos e privados, a representação dos interesses coletivos da atividade industrial e florestal da pasta, papel e cartão e atividades afins. As associadas da CELPA são empresas industriais e florestais pertencentes à Altri, DS Smith, Renova e The Navigator Company. Juntas, produzem 100% da pasta de fibra virgem nacional e cerca de 90% de todo o papel e cartão. As associadas da CELPA gerem, de forma direta, 193,2 mil hectares de floresta sustentável e biodiversa em propriedades próprias e arrendadas, 100% certificada pelo FSC® e pelo PEFC™.

Os Viveiros Aliança S.A., são o maior produtor mundial de Eucalyptus globulus e um dos maiores viveiros de plantas florestais da europa.

Pertencente ao universo empresarial da The Navigator Company, asseguram a produção de todas as plantas de que a Companhia necessita na sua atividade, sempre com uma aposta contínua na qualidade e na inovação.