Notícias

interreg

2021-07-28Artigo

Onde está o gorgulho-do-eucalipto?

O Grupo Operacional recolheu informação do Plano de Controlo do gorgulho-do-eucalipto, a lista de freguesias com diferentes níveis de prioridade de atuação para o controlo de pragas e doenças de diversas espécies da Operação 8.3.1 do PDR2020 e critérios técnicos para selecionar os concelhos prioritários para o projeto FITOGLOBULUS.

Pelo que as atividades de avaliação da intensidade do ataque do gorgulho-do-eucalipto foram realizadas em 145 parcelas distribuídas nos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Sever do Vouga e Mortágua.

A CELPA, com o apoio do ICNF e da FORESTIS, consolidou um protocolo de recolha de informação que inclui a identificação do equipamento e procedimentos para o registo de informação, seleção dos exemplares a observar, período do ano, variáveis a recolher e avaliação da desfoliação.

Este protocolo foi aplicado pela CELPA na avaliação do impacto da praga nestas 145 parcelas dos concelhos do distrito de Aveiro, tendo resultado na informação disponibilizada num painel informático disponível AQUI.