Notícias

interreg

2021-09-22Artigo

Já é possível capturar o gorgulho-do-eucalipto?

Ainda não, mas estamos mais perto de o conseguir!

Um dos objetivos do Grupo Operacional FITOGLOBULUS é a implementação do controlo biotécnico, isto é, determinar qual a combinação de compostos voláteis que tem maior capacidade de atrair o gorgulho-do-eucalipto e quais as armadilhas que apresentam melhores resultados na captura deste inseto.

Numa primeira fase, foram testadas em eucaliptais a eficácia de algumas armadilhas que se vendem no mercado nacional, de forma, a selecionar e/ou modificar uma armadilha que, pela sua configuração, consiga capturar e reter o inseto. Recentemente, estão a ser testados alguns  compostos voláteis do eucalipto em combinação com a feromona específica do gorgulho-do-eucalipto - designado de atrativo, com o intuito de determinar qual a composição química mais atrativa para a sua captura em armadilhas.

Este método de controlo, para além de ser um complemento à monitorização do inseto possibilitará criar, no futuro, formas de interferir no desenvolvimento e/ou comportamento da praga visando a redução da sua população e do impacto no eucaliptal.

Em caso de sucesso, o controlo biotécnico pode vir a ser utilizado pelos técnicos e proprietários florestais no controlo do gorgulho-do-eucalipto.

Esta atividade que está a ser desenvolvida pelos seguintes parceiros do FITOGLOBULUS, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV), com o apoio do RAIZ - Instituto de investigação da Floresta e do Papel e da Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBAIXOVOUGA).