Notícias

interreg

2021-11-22Artigo

Publicada revisão do Plano do Controlo do gorgulho-do-eucalipto

O Plano do Controlo do gorgulho-do-eucalipto tem impulsionado e articulado, desde 2011, o trabalho conjunto de diferentes entidades em torno do controlo e monitorização das populações, sensibilização, formação e investigação.

A sua implementação encontra-se na 4ª fase, a qual contempla o reforço da promoção do conhecimento sobre a área afetada, a sensibilização dos decisores na atribuição de apoios e uma melhor articulação entre entidades na operacionalização das ações de controlo, nomeadamente, na generalização a todo o território nacional de uma atuação em função do risco, que já orienta a indústria nas áreas sob sua gestão

A revisão e o acompanhamento do Plano é realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Eucaliptal do Grupo de Acompanhamento de Sanidade Florestal, do qual fazem parte muitos dos parceiros do Grupo Operacional FITOGLOBULUS. Findo o prazo de algumas das metas estabelecidas, foi feita a sua revisão, oportunidade que o GT do Eucaliptal aproveitou para realinhar os eixos estratégicos de atuação com o Subprograma do Eucaliptal do Programa Operacional de Sanidade Florestal.

O FITOGLOBULUS, liderado pela FORESTIS, desenvolve atividades enquadráveis neste Plano, dando continuidade a um conjunto de ações que visam transmitir técnicas mais eficazes na prevenção e controlo desta praga e uma maior divulgação dos resultados alcançados. Ilustra, exemplarmente, a articulação que deve ocorrer entre iniciativas relacionadas com uma praga e o respetivo plano de atuação.